terça-feira, 31 de dezembro de 2013
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
sábado, 21 de dezembro de 2013
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Dia do Cego
O Dia Nacional do Cego foi criado pelo então Presidente da República Jânio da Silva Quadros através do Decreto nº 51.405/61 - publicado no Diário Oficial da União em 26 de julho de 1961.
Esta data foi criada em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o Direito fundamental de igualdade e solidariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distinção a qualquer nível. A ser comemorado todo dia 13 de dezembro.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
3º Concurso Blogueiros da Saúde da Família
Aconteceu na noite do dia 09/12/13 o 3º Concurso de Blogueiros do Saúde da Família.
O CMS Floripes concorreu na categoria melhor vídeo e recebeu a 2ª colocação!
O vídeo premiado foi elaborado pela blogueira Carla Patricia Figueiredo
juntamente com a equipe da unidade. Parabéns a todos!
Confiram as fotos:
Dia dos Direitos Humanos
10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas. Com esse ato, mais do que celebrar, a ONU visava destacar o longo caminho a ser percorrido na efetivação dos preceitos da declaração.
Nos trinta artigos do documento estão descritos os direitos básicos que garantem uma vida digna para todos os habitantes do mundo (liberdade, educação, saúde, cultura, informação, alimentação e moradia adequadas, respeito, não-discriminação, entre outros).
A declaração é, nesse sentido, um marco normativo que serve de guia para as condutas de governos e cidadãos. Seus princípios inspiraram e estão amplamente disseminados no arcabouço legal dos mais diversos países, assim como nos inúmeros tratados internacionais que versam sobre o tema.
O Dia Internacional dos Direitos Humanos constitui, portanto, muito mais do que uma data comemorativa. É um dia para a coletividade global relembrar que a garantia efetiva dos direitos humanos – a todos os povos e nações – requer vigilância contínua e participação coletiva. Uma data para reivindicarmos ações concretas de todos os Estados para o cumprimento dos compromissos assumidos com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais.
Neste 10 de dezembro, busquemos uma reflexão sobre o papel a ser exercido pelo Estado, pelo Ministério Público, pela família e por cada pessoa no avanço e na efetivação das garantias consolidadas pela Declaração dos Direitos Humanos. Essa é uma oportunidade para fazermos um balanço do que os governos já concretizaram em benefício do seu povo e os desafios ainda postos. Um chamado para que os países do mundo refundem o compromisso social de, por meio do ensino e da educação, promover o respeito a todos os direitos e fundamentais.
Fonte: MPF
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres
Como começou a campanha?
Em 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. Em carta deixada por ele, argumentou ter feito aquilo por não suportar a idéia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido exclusivamente a homens.
O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades de gênero entre homens e mulheres. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu organizar-se para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa violência. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a morte daquelas mulheres não fosse esquecida.