A asma é uma das doenças de fundo alérgico que mais atinge pessoas em todo o mundo. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) mostram que no Brasil, 10% da população sofrem com este problema. Neste dia 21 de junho, Dia Nacional da Prevenção à Asma, vamos falar mais desta doença que aumenta de gravidade no inverno.
A asma é uma doença que decorre a partir da inflamação das vias respiratórias e atinge pessoas de qualquer idade. Os sintomas da asma são tosse, falta de ar e cansaço, mas estes podem ser confundidos com crises de sinusite ou até mesmo pneumonia. Porém, essas manifestações acompanhadas de chiados recorrentes e aperto no peito, podem ser um quadro asmático. A doença atinge as crianças com mais intensidade. A imunidade mais baixa e as vias respiratórias menores, tornam as crianças mais suscetíveis a complicações.
Tratamento contra a asma
O paciente asmático deve se tratar de suas formas. Durante a crise, quando já existe falta de ar – normalmente esse é o momento de agravo da doença - procurar o pronto socorro. “Essa etapa é importante, pois evita a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou até a morte.
Em um segundo momento, o tratamento deve ser feito no estágio inter crises em que a pessoa se sente bem e não apresenta os sintomas, mas recebe o acompanhamento preventivo com medicamentos e hábitos de vida que favoreçam a recuperação pulmonar evitando novas crises e sequelas futuras.
Asma no mundo
De acordo com a Organização Mundial as Saúde (OMS), 150 milhões de pessoas no mundo são atingidas pela asma. A meta do órgão internacional é reduzir em 50% o número de internações por asma em todo o mundo nos próximos 5 anos.
0 comentários:
Postar um comentário
Você pode comentar aqui: